ORQUÍDEA


A NATUREZA É MESMO ALGO SURPREENDENTE, ESSA PLANTA ESTAVA SOLTANDO FOLHAS NOVAS
QUANDO VEIO UMA CHUVA DE GRANISO, ACHEI QUE NÃO TERIA FLORES TÃO CEDO, MAS
PARA MINHA SURPRESA!!!! ACHO QUE ELAS SENTIRAM UM POUCO MAS NÃO DESISTIRAM!!!!

Comentários

Flora Maria disse…
A força da natureza é mesmo muito grande.
Já reparei que quando está na hora de florescer (que nada mais é do que a perpetuação da espécie), nada consegue impedir a floração.

Lindas orquídeas !
Beijo
Elisa disse…
Olá
É assim amiga quando se tratam com amor elas o retribuem, oferecendo-nos o que tem de mais precioso que são as suas flores , que nos alegram a alma. Beijinhos e votos de um bom fim de semana. Manta de retalhos
TC disse…
Encontrei! Aqui segue então a ficha da AOS, espero que ajude:


CATASETUM


Este invulgar grupo de orquídeas presenteia-nos com fascinantes flores cerosas, que frequentemente têm o hábito peculiar de projectar as suas massas de pólen (políneas) aos polinizadores. Quase sempre decíduas, estas plantas, que possuem pseudobolbos, têm períodos de crescimento e repouso bem definidos. A maior parte floresce antes de entrar num período de dormência em que perdem as folhas.

LUZ

Deve ser forte, particularmente no final do período de crescimento. No início do ciclo de crescimento anual as plantas podem tolerar menos luz, de 1500-3000 fc. As plantas crescem melhor com níveis de luz entre os 3000 e os 6000 fc, ou seja, ½ a ¾ de sol pleno. Para fortalecer os pseudobolbos, aumentar ligeiramente a luz durante o crescimento.

ÁGUA

É um factor crítico para a produção de pseudobolbos grandes, que resultarão numa melhor floração. A planta tem que armazenar uma grande quantidade de água durante uma estação de crescimento relativamente curta. Regar em abundância durante a formação de folhas novas. Reduzir gradualmente a frequência das regas à medida que o pseudobolbo vai amadurecendo. As folhas amarelecerão, acabando por cair. Nesta altura, parar com a rega completamente até ao aparecimento de novos rebentos. Neste período, regar só se houver um enrugamento dramático dos pseudobolbos.

HUMIDADE

Deve ser de 40% a 60%. Estes valores são possíveis em casa colocando as plantas em tabuleiros com cascalho, apenas parcialmente cheios de maneira a que a planta não toque na água. O ar deve sempre circular entre as plantas para evitar as doenças por fungos ou bactérias, principalmente se a humidade é elevada ou as temperaturas baixas. Numa estufa, a melhor maneira de aumentar a humidade é o uso de um humidificador. Os refrigeradores por evaporação aumentam a humidade e arrefecem o ar.

ADUBO

Fertilizar e regar com regularidade para a produção de pseudobolbos fortes. Usar uma fórmula rica em nitrogénio (por exemplo 30-10-10) durante o crescimento activo, reduzindo gradualmente à medida que os pseudobolbos se formam. Uma fórmula para promover a floração (por exemplo 10-30-20) deve ser usada no Outono, excepto para as plantas que florescem na Primavera. As aplicações frequentes de concentrações baixas de adubo são mais eficazes que aplicações ocasionais mais concentradas.


TRANSPLANTE

Deve coincidir com os primeiros sinais de crescimento, geralmente na Primavera. As raízes novas são produzidas rapidamente nessa altura, e as plantas quase nem se ressentirão com a mudança. Estas plantas têm sistemas radiculares vigorosos e precisam de um substrato rico e húmido durante a estação de crescimento. Muitos cultivadores retiram as plantas do substrato durante o período de repouso, deixando as raízes descobertas, para assegurar que permanecem secas nessa fase. Para os vasos pequenos, usar substratos com casca de pinheiro de tamanho pequeno; a de tamanho médio só é usada em vasos grandes. O esfagno tem sido usado com sucesso em muitas zonas, devido à sua enorme capacidade de retenção de água e adubo. Algumas plantas podem ser montadas em placas de feto arbóreo ou outros materiais, o que torna mais fácil mantê-las secas durante o período de repouso; no entanto, torna-se mais difícil mantê-las húmidas durante o crescimento. Quando bem cultivadas, estas orquídeas podem ser divididas em apenas um pseudobolbo adulto, e o primeiro rebento que produzir dará flor. Os aranhiços são uma praga comum nestas orquídeas.

Postagens mais visitadas deste blog